Papel de parede para iniciantes.jpg
Papel de parede para iniciantes.jpg

Papel de parede para iniciantes: aprenda a fazer papel de parede passo a passo

A escolha do papel de parede nunca foi tão grande quanto hoje. Graças à grande variedade de papéis de parede modernos, não há mais limites para a imaginação e o design para expressar o gosto pessoal. No entanto, um iniciante completo rapidamente se pergunta: Posso aprender a fazer papel de parede? Como você papel de parede corretamente? O que você precisa para colocar papel de parede? Nosso guia resume tudo sobre o assunto para que o papel de parede não se torne um desafio impossível para iniciantes.

Seleção de papel de parede: Diferentes tipos de papel de parede em resumo

Seleção de papel de parede
Seleção de papel de parede

Seleção de papel de parede: Diferentes tipos de papel de parede em resumo

Antes de começar a colocar papel de parede para iniciantes, a primeira coisa que você precisa é o papel de parede certo . Há uma variedade de tipos de papel de parede para escolher. Eles diferem não apenas na qualidade, mas também no revestimento, na estrutura e, claro, na cor.

  • Papel de parede da foto
  • papel de parede não tecido
  • papel de parede de lascas de madeira
  • papel de parede de fibra de vidro
  • papel de parede de vinil
  • papel de parede
  • borda do papel de parede

Gostaria de saber mais sobre os diferentes tipos de papel de parede? Nosso guia de papel de parede explica quais tipos de papel de parede existem, suas propriedades e quais vantagens e desvantagens eles acarretam.

Descubra nossa grande seleção de papéis de parede tedox em nossa loja online ou em nossas filiais !

Símbolos de papel de parede e seu significado

Não só existem muitos tipos e designs de papel de parede para escolher. Se você observar mais de perto o papel de parede, reconhecerá alguns símbolos e sinais de papel de parede impressos nas inserções de papel de parede. Estes não devem ser ignorados, pois contêm informações importantes sobre as propriedades do papel de parede em questão. É feita uma distinção entre diferentes critérios:

  • Símbolos de papel de parede para correspondência de padrões, para gravação dupla dimensionalmente estável e técnica adesiva
  • Nota sobre a resistência à luz
  • Resistência à lavagem e à lavagem
  • Remoção de papel de parede
  • Marca de qualidade, marca ambiental ou marca de teste na inserção do papel de parede

▶️ Sabe mais? Nosso post “ Símbolos de papel de parede e seu significado ” explica cada símbolo de papel de parede com mais detalhes.

Calcular rolos de papel de parede e papel de parede: Quanto papel de parede eu preciso?

Agora você ainda precisa calcular quantos rolos de papel de parede serão necessários. Mas quanto papel de parede eu preciso? E como calcular a necessidade de rolos de papel de parede? Nosso artigo ” Calculando rolos de papel de parede e papel de parede: consumo ao colocar papel de parede ” explica como calcular o número de rolos antes de ir às compras.

▶️ Clique aqui para nossa calculadora de rolo de papel de parede !

Utensílios de papel de parede: O que você precisa para colocar papel de parede?

Você decidiu por um papel de parede adequado? Ótimo, então tudo que você precisa é o material certo e as ferramentas de papel de parede para começar.

Já sabia? Todos os utensílios de papel de parede e ferramentas de papel de parede podem ser encontrados em nossa loja online ou em nossas filiais!

▶️ Baixe a lista de compras de papel de parede agora !

materialferramenta de papel de parede
Folha de cobertura  ou  lã de coberturarolo de pressão
fita adesivarégua de aparar
cartilhaescova de teto
chão profundotrilho triangular
balde de papel de parederolo de pasta
cola de papel de parederolo de costura
vara de mexerpincel
mesa de cavaleteescova de papel de parede
nivel espiritualfaca de corte
regra dobráveltesoura
linha de gizescada

Aprendendo a colocar papel de parede: preparando a sala e as paredes

Antes de começar com o papel de parede real, você deve primeiro preparar a sala. Isso inclui não apenas o revestimento do piso, mas também a preparação das paredes e do teto para que você possa obter um belo resultado posteriormente.

Prepare a sala para o papel de parede

Tal como acontece com a pintura, ao colocar papel de parede no teto, os móveis devem ser removidos da sala. Cubra os radiadores e os pisos com um filme de mascaramento ou lã de mascaramento . Certifique-se de que a energia esteja desligada para evitar perigo.

Qual a temperatura ideal para colocar papel de parede?

A temperatura ideal da sala ao colocar papel de parede deve estar entre 18 e 20 graus, porque o papel de parede seca muito rapidamente em temperaturas mais altas.

Janela aberta ou fechada ao colocar papel de parede?

Feche as janelas para evitar que o papel de parede se desprenda do substrato por correntes de ar.

Prepare o papel de parede: remova e descarte o papel de parede antigo

Se nenhum papel de parede foi anexado anteriormente, você pode pular esta etapa.

Antes que você possa começar com o papel de parede real, todos os resíduos de papel de parede devem primeiro ser completamente e completamente removidos. Para fazer isso, você precisará das seguintes ferramentas e utensílios, além dos mencionados acima:

  • espátula e raspador
  • rolo de ouriço
  • esponja
  • Removedor de papel de parede , detergente para a loiça e água morna ou vaporizador
  • luvas de proteção
  • saco de lixo

Remova o papel de parede antigo: veja como!

Remova o papel de parede antigo veja como
Remova o papel de parede antigo veja como

Remova o papel de parede antigo com uma espátula

Além disso, desligue a energia e remova todos os interruptores de luz e tomadas. Alternativamente, você pode mascará-los completamente.

Dica: O  papel de parede pode ser removido com facilidade diferente. Descubra com antecedência sobre o tipo de papel de parede em nosso guia de papel de parede.

  1. Faça o pré-tratamento do papel de parede : Passe o rolo pontiagudo sobre o papel de parede primeiro para que a umidade e o removedor de papel de parede possam penetrar melhor depois.
  2. Embeber o papel de parede: Em seguida, pinte o papel de parede com removedor de papel de parede ou produtos domésticos, como vinagre, detergente ou limpador de vidro e deixe a mistura agir por cerca de 15 a 30 minutos. Além do removedor de papel de parede, você pode encurtar o tempo de exposição com um vaporizador.
  3. Remova o papel de parede : Em seguida, retire as tiras de papel de parede. Use uma espátula ou raspador para resíduos de papel de parede teimosos.
  4. Descarte do papel de parede : Devido ao material, além de resíduos de tinta e cola, papéis de parede velhos não devem ser colocados no lixo de papel ou saco amarelo. Coloque o papel de parede restante no lixo residual ou leve-o ao centro de reciclagem mais próximo.

▶️ Você pode descobrir mais sobre isso em nosso artigo “ Remoção e descarte de papel de parede antigo: dicas e truques ”.

Prepare o teto e as paredes para papel de parede

Após a remoção do papel de parede antigo, é importante preparar o contrapiso, pois paredes e tetos limpos e secos formam a base do papel de parede. Nivele buracos e rachaduras no gesso ou diferenças de cor. Você pode descobrir como isso funciona em nosso artigo “ Preenchimento de painéis de gesso cartonado ”.

Prime antes de colocar papel de parede

Para uma preparação ideal, a parede deve ser preparada com um primer apropriado para que o novo papel de parede adira bem à parede.

Aplique o primer generosa e uniformemente e deixe-o secar entre quatro e dez horas, dependendo do fabricante, antes de iniciar o papel de parede.

Papel de parede para iniciantes: papel de parede no teto e nas paredes

Papel de parede não é difícil! Com um pouco de habilidade manual e concentração, qualquer um pode mudar o cenário em suas próprias quatro paredes.

Informações importantes sobre papel de parede com antecedência:

Colocar papel de parede na parede ou no teto primeiro?
A regra geral se aplica aqui: Ao colocar papel de parede, o teto é sempre o primeiro papel de parede. Só então as paredes devem ser revestidas com papel de parede, para que a transição do teto para a parede fique mais organizada.

Você pode colocar papel de parede nas paredes e no teto sozinho?
Lembre-se que o papel de parede pode ser muito cansativo. Especialmente os iniciantes devem colocar papel de parede no teto e nas paredes em pares. Além disso, faça pausas suficientes.

Em que direção você coloca papel de parede?
Independentemente de ser um teto ou uma parede: papel de parede sempre com a luz. Comece em um canto da sala perto da janela para que não haja sombras quando a luz quebrar na borda do papel de parede. É melhor desenhar uma linha na parede ou no teto usando uma régua e um nível de bolha ou linha de giz. Para fazer isso, meça cerca de 50 cm de comprimento.

Colocar papel de parede no teto e nas paredes: instruções para iniciantes em papel de parede

Colocar papel de parede no teto
Colocar papel de parede no teto

Papel de parede não é realmente tão difícil.

Agora pode finalmente começar! Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  • Cortar papel de parede : Corte o papel de parede com uma margem de 3 a 5 centímetros em cada extremidade. A maneira mais fácil de fazer isso é em uma mesa de cavalete .
  • Aplicar cola de papel de parede : Use um pincel de colagem para aplicar cola de papel de parede diretamente no papel de parede ou na parede ou no teto. O procedimento depende do tipo de papel de parede. Papel de parede de papel e vinil pode ser colado diretamente. No caso de papel de parede não tecido , no entanto, a pasta de papel de parede deve ser aplicada diretamente na parede com um pincel ou rolo de cola . Uma pasta especial é necessária para o papel de parede de fibra de vidro , que também é aplicada diretamente na parede.
  • Aplicar papel de parede : Coloque cuidadosamente a primeira tira de papel de parede, pois isso forma a base para as próximas tiras. Use a palma da sua mão para prender o papel de parede ao longo das marcações e, em seguida, alise com um pincel de papel de parede, acariciando para fora a partir do centro.
  • Corte o excesso de papel de parede: Corte cuidadosamente o excesso com uma faca de papel de parede. Por fim, pressione as bordas e as transições com um rolo de costura. O excesso de cola pode ser removido com um pano.

▶️  Foi muito rápido? Leia as instruções exatas aqui novamente sobre como colocar papel de parede no teto ou nas paredes com papel de parede de papel, papel de parede de vinil e papel de parede não tecido . Para papéis de parede de fotos complicados , resumimos as melhores dicas em nosso post ” Como anexar papéis de parede de fotos “.

Ou dê uma olhada em nossas instruções de papel de parede em vídeo!

Desafios de papel de parede para iniciantes

Colocar papel de parede em tetos e paredes não é um problema para a maioria dos iniciantes. No entanto, colocar papel de parede em cantos rapidamente representa um pequeno desafio para os leigos. Em última análise, não é um grande obstáculo – desde que você saiba como funciona:

cantos de papel

Existem dois tipos diferentes de cantos para dominar:

  • Cantos internos : duas paredes de uma sala se encontram. O ângulo reto aponta para dentro.
  • Cantos externos : surgem em um anexo ou saliência. O ângulo reto aponta para fora.

O desafio de colocar papel de parede em cantos é que nenhum canto é perfeitamente reto e quadrado. Portanto, o papel de parede quase nunca pode ser coberto com papel até o canto, porque existem pequenas lacunas e o papel de parede não ficaria completamente nivelado.

Não importa se é um canto interno ou externo : o papel de parede deve sempre passar por cima do vinco para que não haja lacunas. Funciona assim:

Canto interno de papel

  1. Coloque papel de parede na parede como de costume.
  2. Meça a largura restante se você não puder mais colar uma tira inteira de papel de parede. Corte a teia com uma folga de 2-3 cm. Agora coloque o papel de parede cortado.
  3. Usando uma régua larga, pressione o papel de parede no canto interno. O excesso deve ficar rente à parede mais próxima.
  4. Na próxima parede, use uma linha de giz ou nível de bolha para desenhar uma linha larga espaçada na largura do papel de parede.
  5. A nova faixa de papel de parede é revestida com papel de parede sobrepondo-se à saliência. Agora coloque o papel de parede na segunda faixa de parede por faixa até o próximo canto da sala. Preparar!

Cantos externos de papel

  1. Tal como acontece com um canto interno, você trabalha além do canto aqui e cola o papel de parede com uma saliência.
  2. Meça a largura restante aqui também e corte o papel de parede com uma margem de 2-3 cm. Papel de parede como de costume, dobrando o papel de parede no canto externo.
  3. Pressione o papel de parede ao longo da borda com uma régua larga.
  4. Aqui, também, uma linha é desenhada na próxima parede com uma linha de giz ou nível de bolha a uma distância da largura do papel de parede.
  5. Cole a nova tira de papel de parede, alinhando-a com a nova linha, sobrepondo a parte cortada. Agora coloque o papel de parede na segunda faixa de parede por faixa até o próximo canto da sala. Preparar!

Papel nos caixilhos das janelas e portas

Cada quarto tem uma porta e uma janela, e é por isso que colocar papel de parede é um pouco complicado. É assim que os iniciantes em papel de parede também podem fazer isso:

  1. Corte a tira de papel de parede na frente da moldura da porta ou janela na largura medida com uma margem de 2 cm.
  2. Pressione o excesso na moldura com a mão. Em seguida, use uma régua larga para pressionar cuidadosamente o canto onde a moldura começa.
  3. Corte cuidadosamente o papel de parede ao longo desta linha.
  4. Pressione o papel de parede com firmeza para evitar bolhas. Preparar!