Como consertar torneira pingando
Como consertar torneira pingando

A torneira está pingando: como consertar torneira pingando

A torneira pinga em intervalos regulares ou vaza a cada uso? Isso não é apenas irritante, mas também pode aumentar os custos da água a longo prazo. Mas por que a torneira está pingando? Existem várias causas para isso, algumas das quais podem ser remediadas com apenas alguns passos e materiais simples. Resumimos passo a passo como você pode consertar facilmente sua torneira com vazamento.

Por que a torneira está pingando? – Como consertar torneira pingando

A torneira pingando dá no seu último nervo. Razão suficiente para pensar em um reparo. Em muitos casos, no entanto, a limpeza da torneira é suficiente para parar o gotejamento. Tanto o reparo quanto a limpeza exigem encontrar a causa do gotejamento e desmontar a torneira.

Água da torneira pingando na linha ou no prato giratório?

O motivo mais comum para uma torneira de água pingando é uma vedação de borracha porosa ou defeituosa na área do bico de mistura . A água calcária faz com que as vedações falhem com o tempo. Quanto mais dura for a água em sua casa, mais rápido isso pode acontecer.

Sugestão : Muitos problemas podem ser evitados de forma eficaz descalcificando regularmente a torneira de água e o bocal de mistura e limpando e verificando as vedações.

No caso de torneiras monocomando , outra causa pode ser que o cartucho esteja sujo ou desgastado. Isso garante que a água quente e fria saia de uma torneira e também controla a temperatura e o volume da água. Se o manípulo da torneira for movido, o cartucho reage. Se isso vazar, a torneira pode vazar.

❗️ Atenção : Não basta apenas apertar mais os puxadores da torneira. Isso muitas vezes é até contraproducente e pode danificar a vedação.

Consertando você mesmo uma torneira com vazamento: materiais e ferramentas necessários

  • pinças
  • Chave de fenda
  • gordura do galo
  • Vinagre ou ácido cítrico para descalcificar
  • Se necessário, um novo selo

❗Nota importante : Certifique-se de desligar o abastecimento de água antes de desmontar sua torneira. Como funciona? A torneira principal ou válvulas de fechamento geralmente estão localizadas abaixo da pia. Estes devem ser virados até a parada. Em seguida, abra a torneira até não sair mais água. Para evitar a perda de peças durante os reparos, é aconselhável cobrir o ralo da piscina.

A torneira está pingando: o que fazer?

Se a torneira estiver pingando, não é motivo para chamar o encanador imediatamente. Em vez disso, dê uma olhada em sua torneira por si mesmo. Na maioria dos casos, é relativamente fácil corrigir o problema.

Reparar uma torneira de dois manípulos com fuga

A água foi desligada, mas antes de reparar a conexão de duas alças, as duas válvulas devem ser abertas para liberar a pressão da linha. Dica: Se você estiver relutante em consertar a torneira sozinho ou se a torneira continuar pingando apesar dos reparos, chame um especialista. Se você quiser consertar a torneira pingando, faça o seguinte:

  1. Desaperte ou puxe as alças. Isso pode ser feito à mão ou com uma chave de tubo, desapertando primeiro os parafusos sob as tampas ou na alça.
  2. Use uma chave de boca para desaparafusar as válvulas expostas e a vedação por baixo.
  3. Para limpar o selo, mergulhe-o em vinagre e deixe-o de molho. O selo é então lavado com água limpa. Alternativamente, a vedação também pode ser substituída.
  4. Na próxima etapa, esfregue as válvulas e a parte interna das alças com graxa de torneira.
  5. Remova quaisquer depósitos antes de remontar o encaixe e inserir o cartucho com um encaixe preciso.
  6. Certifique-se de instalar todas as peças na ordem inversa. Antes de encaixar novamente os botões rotativos, também vale a pena testar se a torneira da água está realmente estanque. Caso contrário, a rosca deve ser apertada.

▶️ Sabe mais ? Em nossos artigos ” Conectar a máquina de lavar você mesmo ” e ” Descongelar o freezer “, temos outras dicas úteis para você.

lavando as mãos
lavando as mãos

Fix Faucet: Faucet funciona perfeitamente para lavar as mãos

Como consertar torneira pingando

O mesmo se aplica ao reparar a torneira monocomando: desligue a água, libere a pressão restante da água abrindo a torneira e siga os passos abaixo:

  1. Remova a tampa do misturador de alavanca. Isso se parece com uma pequena placa, geralmente é azul/vermelho e presa ao cartucho.
  2. Afrouxe o parafuso subjacente com uma chave Allen ou chave de fenda. Às vezes, o parafuso também está localizado na frente da torneira.
  3. Remova a alça ou alavanca. Em alguns modelos, a alça pode ser liberada simplesmente puxando-a.
  4. Desaperte o colar de proteção com a mão ou com um alicate. Se houver uma porca rosqueada embaixo, você pode afrouxá-la com uma chave Allen.
  5. Existem duas opções para a próxima etapa : Por um lado, o cartucho agora visível pode ser substituído. Para fazer isso, primeiro limpe o interior do encaixe. Por outro lado, você pode limpar o cartucho e a vedação por baixo. Para fazer isso, eles são conservados em vinagre e depois enxaguados com água limpa.
  6. Lubrifique as válvulas secas com graxa antes de aparafusar as peças na ordem inversa.
  7. Em seguida, abra a torneira lentamente para manter a pressão o mais baixa possível. Uma vez que a torneira é aberta, ela deve ser totalmente aberta e em todas as direções.

Se a torneira estiver pingando: Ajuda imediata se você não tiver tempo

Às vezes o tempo é um pouco curto ou o material certo está faltando. Até lá, contaremos um truque simples que interromperá pelo menos temporariamente o ruído de gotejamento . Basta amarrar um fio ao redor da torneira e deixá-lo pendurado no fundo da bacia. Por que isso para o ruído de gotejamento? As gotas agora correm ao longo do fio e não caem mais na pia de cima. Isso significa que ruídos irritantes não são mais gerados.

▶️ Sabe mais ? A água pode ser economizada com uma torneira de água intacta. No nosso artigo ” Economizar água em casa ” revelamos mais dicas e truques para economizar água e, portanto, também os custos da água.

A equipe editorial da eye4 design deseja a você todo sucesso no conserto de sua torneira pingando.