Venha saber um pouco mais sobre o talentoso Jader Almeida - EYE4DESIGN Venha saber um pouco mais sobre o talentoso Jader Almeida - EYE4DESIGN
14-03-2017

Venha saber um pouco mais sobre o talentoso Jader Almeida

Jader Almeida

Jader Almeida não para! Um dos nomes mais influentes do design atualmente, está com a agenda movimentada nos próximos meses, destinos como Milan Design Week, Lisboa, New York, Miami, Copenhagen. Na ultima edição da Expo Revestir o público pode ver sua linha de acessórios feita para a Deca. Pensando nisso, a nossa equipe bateu um papo com o querido Jader, e falamos sobre mercado, carreira e muito mais!

1) Você lançou sua linha de acessórios para a Deca. Nos conte um pouco mais sobre essa sua parceria/colaboração com eles.
Tudo começou no final de 2015, em um fórum organizado pela  Clarissa Schneider, cuja provocação era “como seria a vida em 2030?”.
Na ocasião foram convidados alguns designers para fazer essa interpretação através de objetos. Então foi nesse momento, por meio do fórum, que tive essa aproximação com a Deca.
Como era um tema conceitual, desenhei uma série de produtos com essa perspectiva. Tivemos uma boa sinergia e foram executados dois produtos para o evento. Houve um bom resultado de crítica e a coleção cresceu e se desdobrou para outros itens – torneiras, chuveiros, cubas, acessórios, banheira etc.
O resultado pode ser conferido na última edição da ExpoRevestir.

2) Os próximos meses serão bem corridos para você, com a sua exposição na Milan Design Week, além de viagens para Copenhagen, Lisboa, New York e Miami. Se considera viciado em trabalho?
Acredito que o trabalho é um misto de prazeres e dedicação. Fazer o aquilo que dá prazer acaba amenizando a sensação de cansaço ou da racionalidade do trabalho.
Não sei se sou viciado em trabalho, mas sim muito convicto e ávido por minhas perspectivas, logo, isso tudo demanda muito tempo de dedicação ao trabalho. Mas entre uma coisa e outra, também há momentos de lazer e descontração.

3) O que gosta de fazer nas horas livres?
Além das coisas óbvias como ler, navegar na internet, assistir filmes etc. gosto de andar de moto, degustar vinhos e descobrir coisas novas.

Jader Almeida (7)

4) Você gosta de ler? Qual o seu livro preferido?
Gosto de ler assuntos variados: romances, livros técnicos, biografias etc.
Há muitos títulos que gosto e gostei como: Ponto de Mutação (Fritjof Capra), Arquitetura da Felicidade (Alain de Botton) entre outros. No momento estou lendo um pequeno livro de Ferreira Gullar chamado Argumentação Contra a Morte da Arte
Geralmente me interesso por assuntos diversos e busco ler algo relacionado, para ter alguma noção ou criar algum tipo de ponto de vista acerca de um tema, disciplina ou corrente de pensamento. E isso pode ser um clássico da literatura ou mesmo um tema acerca da política atual.

5) Pode nos contar um pouco sobre o seu processo de trabalho?
Tenho um processo bastante dinâmico. Minha rotina está baseada em viagens, trabalhos de escritório, acompanhamento da produção e comercialização dos meus produtos.
Na criação de produtos, por exemplo, costumo fazer muitas anotações, croquis, referências de maneira geral. No momento que antecede uma coleção ou um novo produto, toda essa “bagagem” contribui para as primeiras propostas e estudos. Após um período de lançamento de ideias, algumas são selecionadas e elaboradas até um desenho em escala, desenhos 3D, mock-up, protótipos, aprovações até chegar ao produto final.

Cadeira projetada por Jader Almeida
Cadeira projetada por Jader Almeida

6) Que análise você faz do mercado atualmente?
Do ponto de vista “produtos e produção”, percebo um excesso de maneira geral. São muitos eventos, muitos novos produtos, muita ansiedade para novidades. No entanto, essas novidades que se multiplicam, muitas delas são sem consistência, são apenas uma reprodução do que já existe e quase sempre, pior. Isso está em todas as áreas e acredito que nós mesmos somos os responsáveis por isso – ansiedade por novidades.

7) Quais são as três músicas que não podem faltar na sua playlist?
Back in Black – AC/DC

Nothing else matters – Metallica

Sympathy for the devil – Rolling Stones

JaderAlmeida_perfil_2016_pb_001

8) Qual o destino perfeito para uns dias de descanso?
Alguma cidade ainda não visitada. Prefiro cidade à praias ou locais isolados.

9) Para finalizar, cite um arquiteto/designer que te inspira e por que.
Jonh Pawson. É incrível a coerência, elegância e simplicidade.

Cadeira Bossa, por Jader Almeida
Cadeira Bossa, por Jader Almeida

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER