Rio, passado e presente - EYE4DESIGN Rio, passado e presente - EYE4DESIGN
29-10-2015

Rio, passado e presente

AMR-arpoador

Arquitetura, meios de transporte, vestuário, costumes… O que mudou em quase um século no Rio de Janeiro da Belle Époque, do tempo dos bondes e dos carros de passeio, para o Rio badalado dos dias de hoje, das praias lotadas e dos ciclistas rasgando ruas e avenidas?

AMr-Cinelandia

Nesta mostra de fotografia, uma junção de imagens transforma paisagens em passado e presente, revelando uma leitura inédita dos pontos mais marcantes da Cidade Maravilhosa, a partir dos cliques históricos de Augusto Malta, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros.

AMR-Praiaipanema

São dele as mais de 30 mil fotos que registraram por mais de 30 anos, de 1900 a 1940, as mudanças estruturais da cidade, ainda no tempo em que o Rio era capital da República.

AMR-Lapa2

Grande admirador do olhar documental de Malta, o também fotógrafo e designer gráfico Marcello Cavalcanti, carioca, vislumbrou há dois anos a possibilidade dessa fusão de imagens que realiza agora nessa exposição: “Foi quando me deparei com uma imagem da orla da Zona Sul completamente inabitada no início do século XX. Comparei o local imaginando-o com a densidade urbana existente hoje e resolvi fazer essa transição visual. Passei então a refotografar as mesmas cenas, buscando o ângulo e o local exato das fotos históricas, e trabalhei a união das imagens em processo digital”, revela o autor da ideia, que selecionou minuciosamente o que ficaria em cena, em cada uma de suas fotos.

AMR-Vistachinesa

 

O projeto Augusto Malta Revival, laureado pelo Comitê Rio450 anos, vai além de uma linguagem lúdica para retratar a história da cidade. “Sua importância cultural é trazer à luz o importantíssimo legado deixado por Augusto Malta que, apesar de já configurar em domínio público, é pouco conhecido pela população em geral”, acredita Marcello Cavalcanti.

Mais

Exposição Augusto Malta Revival pelas lentes de Marcello Cavalcanti

Centro Cultural Light, avenida Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro

Período: de 28 de outubro a 20 de novembro


TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER