Primeira mostra individual de Ricardo Alves entra em cartaz na Galeria Sancovsky - EYE4DESIGN Primeira mostra individual de Ricardo Alves entra em cartaz na Galeria Sancovsky - EYE4DESIGN
11-10-2016

Primeira mostra individual de Ricardo Alves entra em cartaz na Galeria Sancovsky

galeria03

Dia 13 de outubro. Pode anotar na sua agenda, é na próxima quinta-feira, depois do feriado. Nessa data que vai abrir a nova exposição da Galeria Sancovsky, a “Desse pálido ponto”, a primeira individual de Ricardo Alves. A curadoria e texto ficou a cargo de Thais Rivitti, que conta com aproximadamente 20 pinturas produzidas pelo artistas entre os anos 2015 e 2016. A ideia é que quem for consiga entrar o universo criativo do artista.

galeria01

A mostra tem o titulo que faz referencia  à expressão que dá nome ao livro ‘Pálido Ponto Azul’, do astrofísico Carl Segan, e traz uma discussão tênue, entre a Terra (como um ponto pálido) e a posição em que ocupamos no universo. Essa relativização extrema da posição que ocupamos no universo anima a produção do artista que apresenta pinturas de planetas, máquinas construídas para a exploração do espaço (sondas, naves, foguetes) e paisagens desabitadas.

galeria04

As obras tematizam o desejo humano em dominar o espaço, ampliar o limite de alcance do seu conhecimento e mapear o desconhecido. Em suas pinturas, observa-se pinceladas aparentes, camadas de tinta sobrepostas e espaços ‘vazios’ que criam zonas de instabilidade na tela. A construção regular, tradicional, se desvia e o desenho, em alguns momentos, torna-se impreciso. Por meio de tais recursos expressivos, instala-se a sensação de frustração na formação de uma imagem nítida ou precisa. Lembrando que a Galeria Sancovsky fica na Praça Benedito Calixto, 103, São Paulo – SP.

 

 

Por: Time de Redação

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER