Obras de Tarsila do Amaral estão expostas em Chicago - EYE4DESIGN Obras de Tarsila do Amaral estão expostas em Chicago - EYE4DESIGN
01-11-2017

Obras de Tarsila do Amaral estão expostas em Chicago

Tarsila do Amaral, uma das artistas plásticas mais icônicas do modernismo brasileiro, está com suas obras expostas no Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos. Com cerca de 120 obras de arte, “Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil” é uma parceria do Instituto de Arte de Chicago com o  Museu de Arte Moderna de Nova York.  Se você estiver pensando em viajar para Chicago, até a primeira semana de janeiro, este é um bom programa para colocar na agenda. A partir de fevereiro de 2018, a exposição segue para o MoMA de Nova York, para se encerrar no começo de junho. Essa é a primeira mostra exclusivamente dedicada ao trabalho pioneiro de Tarsila, uma das maiores artistas brasileiras do século XX, na America do Norte.

A exposição começa com os trabalhos de Paris, onde a artista se inspirou ao se envolver com o modernismo europeu. Com foco em suas obras da década de 1920, cobre o auge de sua carreira, e talvez de sua vida, afinal foi nesse período que ela se envolveu com Oswald de Andrade, um dos fundadores do movimento modernista na capital paulistana.

Tarsila viveu seus melhores anos na companhia de Oswald, e foi mais ou menos nesse período em que ela fez o “Abaporu”, talvez o seu quadro mais famoso, indo em comunhão com o movimento antropofágico, onde ela se juntou com tantos outros artistas como Mário de Andrade, Oswald e Anita Malfatti. O movimento em questão tem a ideia de promover a transformação das influências europeias a partir da observação profunda de aspectos da cultura brasileira. Foi durante esse período que Tarsila começou a combinar a linguagem visual do modernismo com os temas e a paleta de sua pátria, para produzir uma arte moderna fresca e única brasileira. Continue ligado no E4D, por aqui as artes, a arquitetura e o design sempre estão a serviço do seu estilo de vida!

Por: Time de Redação

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER