Lixo extraordinário - EYE4DESIGN Lixo extraordinário - EYE4DESIGN
01-07-2015

Lixo extraordinário

Cadeira com engrenagem e assento série 7 de 1955 - Série (In)visível

Inúmeros estudos da ONU (Organização das Nações Unidas) comprovam que boa parte das soluções para os problemas do planeta se resumem ao consumo consciente, seja ele de alimentos – dados da organização comprovam que 30% da produção global de comida é perdida ou desperdiçada – ou então de equipamentos eletrônicos, todos os anos cerca de 41 toneladas desses produtos são descartados segundo dados da organização. Estudiosos afirmam que estamos à beira de um colapso, será que existe planeta para tanto lixo?

Na contramão desse desperdício voraz e desenfreado, surge uma onda de artistas que transformam a dissipação em arte, o melhor exemplo é o trabalho de Vik Muniz que originou Waste Land ou o artista plástico japonês Haroshi que desenha esculturas tridimensionais com descartes.

No mercado de design os jovens por trás do Estúdio 80e8, Antonia Almeida e Fabio Esteves, ambos com 26 anos, seguem na produção de peças com essa mesma pegada.

Banco com mola - Série (In)Visível
Banco com mola – Série (In)Visível
Banco com Válvula Hidráulica - Série (In)visível
Banco com Válvula Hidráulica – Série (In)visível

Ainda na sala de aula, enquanto cursavam Desenho Industrial pela FAAP, os paulistanos já perceberam que tinham uma coisa em comum: um desejo intenso de dar uma nova “vida” para algo já descartado.

Antonia e Fabio criaram um ateliê que desenvolve mobiliário com materiais rejeitados. Para o duo não era necessário que se criasse mais uma marca que lançasse apenas móveis com desenhos bonitos, eles almejavam muito mais. “Objetos precisam ter um sentido para serem criados, pois o mundo está cheio deles, e se é para criar mais um, temos que nos esforçar para criar algo realmente relevante e necessário para a humanidade. Algo que questione, que faça pensar”, explicam.

Luminária Medusa
Luminária Medusa

O conceito da 80e8 fez com que a dupla buscasse suas matérias-primas em ferros velhos e mercados de segunda mão – um dos primeiros sucessos de Antonia e Fabio foi a série (In)Visíveis, composta por bancos, cadeiras e luminária, cada uma das peças carregam em sua identidade algum objeto garimpado nesses lugares.

Luminária de mesa com roldana - Série (In)visível
Luminária de mesa com roldana – Série (In)visível

O mercado de décor tem um nicho de consumidores que estão habituados a trocar ou descartar móveis e objetos de decoração, seja porque saiu de moda, porque enjoaram ou apenas por questão de repaginar o layout de suas moradas, mas para a dupla o design tem que proporcionar algo muito maior, dar um sentido ao produto criado. “No passado, os móveis eram deixados de herança e passavam de geração para geração, acreditamos no consumo consciente e na valorização dos objetos. O importante é pensar na relevância do que será desenvolvido, esse é o pensamento mais sustentável, porque já se preocupa com a finalidade do produto”, completam.

Luminária de mesa com engrenagens - Série (In)visível
Luminária de mesa com engrenagens – Série (In)visível

Antonia e Fabio se mostram confiantes com o futuro do design nacional e da inserção cada vez maior do reutilizável no mercado, já que os consumidores adoram o trabalho da dupla e disputam suas peças como verdadeiras obras de arte. Aqui, damos destaque para a luminária Medusa, desenvolvida com tubulação flexível de gás – que formam os tentáculos ligados às lâmpadas – a peça pode ser encontrada no modelo pendente ou de parede. O EYE4DESIGN recomenda, guardem bem o nome dessa dupla, que já é um sucesso, mas em breve se tornará uma referência do design tupiniquim.

80e8
Antonia e Fabio

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER