Exposição de Agostinho Batista de Freitas entra em cartaz no Masp - EYE4DESIGN Exposição de Agostinho Batista de Freitas entra em cartaz no Masp - EYE4DESIGN
09-12-2016

Exposição de Agostinho Batista de Freitas entra em cartaz no Masp

Crédito: Jorge Bastos
Crédito: Jorge Bastos

Acontece a partir de amanhã a a exposição das obras de Agostinho Batista de Freitas no segundo subsolo  MASP – Museu de Arte de São Paulo. Ao todo serão reunidos 74 trabalhos do artista, que com sua arte, representou a capital paulistana entre as décadas de 1950 e 1990. Justamente na época em que São Paulo mais se transformou, foi quando o artista retratou essa cidade que ao mesmo tempo é maravilhosa e tumultuada.

agostinho02
Crédito: Jorge Bastos

Agostinho Batista de Freitas, nasceu em Campinas, e foi um pintor e desenhista. Antes da carreira artística trabalhava como eletricista, e por volta da década de 1950, ele entra nesse mundo, mas como artista autodidata. Em 1952 teve sua primeira exposição no MASP. Ele chegou a participar de inúmeras mostras no Brasil e no exterior, como a Bienal de Veneza, em 1966; a Brazilian Primitives, nos Estados Unidos, em 1975; e a Arte Naif: Cinco Artistas, em São Paulo, em 1998, um ano depois de seu falecimento.

agostinho03
Crédito: Jorge Bastos

E quase 20 anos depois da morte dele, Fernando Oliva e Rodrigo Moura foram os responsáveis por trazer as obras de Agostinho de volta ao museu de arte de São Paulo. Os curadores foram em busca do acervo do artista, chegando a localizar mais de 300 trabalhos em 50 coleções diferentes.

agostinho04
Crédito: Jorge Bastos

A abertura da mostra acontece hoje, dia 09 de dezembro, a partir das 20:00.  E será aberta ao público a partir de amanhã. Talvez um dos maiores benefícios de apreciar as obras de Agostinho é observar como São Paulo era há décadas atrás. A exposição vai ficar em cartaz até dia 09 de abril de 2017,  lembrando que os ingressos estão no valor de R$ 30,00, o Masp fica localizado na Avenida Paulista, 1578.

agostinho05
Crédito: Jorge Bastos

 

 

Por: Time de Redação

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER