Entrevista: " Não é apenas o material que nos leva ao projeto" - EYE4DESIGN Entrevista: " Não é apenas o material que nos leva ao projeto" - EYE4DESIGN
03-10-2015

Entrevista: ” Não é apenas o material que nos leva ao projeto”

Captura de Tela 2015-10-03 às 11.49.14
Irmãos Campana

Os irmãos Campana certamente encabeçam o top da lista dos designers mais prestigiados do globo. Foram os primeiros designers brasileiros a expor no MOMA – Museu de Arte Moderna de New York – e foi a partir daí que a contemporaneidade e a originalidade do traçado dessa dupla começaram a ganhar força. Numa entrevista para o E4D, eles contam um pouco sobre o processo de criação e seus novos projetos.

E4D: Vocês trabalham com diversos tipos de materiais, como funciona o processo criativo dos Irmãos Campana? Vocês escolhem o material e vão adequando para o desenho ou desenham e buscam o material mais adequado?

H: Não é apenas o material que nos leva ao projeto, mas também as ideias já preconcebidas em nossa cabeça, como o Cocoon para a Louis Vuitton, as sapatilhas da Melissa, a coleção Estrela para A Lot of Brasil, as coleções criadas para Alessi, entre outras. Nós transitamos por diversas vias e todas funcionam – seja a partir do processo manual, seja high tech.

E4D: Qual matéria-prima não utilizada vocês gostariam de explorar?

F+H: Esse segredo, nós guardamos a sete chaves.

E4D: Vocês desenharam uma linha de camisetas para a Lacoste. Teve algum desafio nessa mudança de linguagem?

F+H: O grande desafio foi adequar o nosso projeto ao corpo humano.

Lacoste-+-Campana
Lacoste

E4D: O que vocês costumam fazer para manter as boas ideias? Existe alguma fonte de inspiração recorrente?

F+H: Nossa fonte de inspiração vem sempre das viagens, que nos possibilitam entrar em contato com diferentes tradições, costumes, situações e materiais inusitados.

E4D: Philippe Starck deu uma entrevista recentemente criticando designers que copiam o sistema da moda, ou seja, produzem móveis como se fossem roupas, mas que esse processo não funciona porque o ritmo industrial não serve para a produção de mobiliário. Vocês acham que esse processo é de alguma forma prejudicial na qualidade e no valor artístico da obra?

H: Não importa qual é o tipo de processo de produção de um produto, o importante é ter uma verdade, fazer uma fotografia do seu entorno, melhorar a vida das pessoas. Nós temos nossas verdades, mas nem tudo que falamos é uma verdade plena e/ou verdade para os outros.

Melissa-e-Irmãos-Campana
Melissa

E4D: É um equívoco associar design a coisas caras?

H: De jeito nenhum. Hoje a palavra design tomou uma amplidão muito maior. O design faz ponte entre as disciplinas.

E4D: Hoje existe um discurso recorrente sobre como a tecnologia adiciona novas camadas no design, qual a opinião de vocês sobre o tema? Vocês acham que ela de alguma forma pode auxiliar no processo de criação?

H: Com certeza. A impressão 3D, por exemplo, é uma tecnologia que nos permite atravessar fronteiras e nutrir a nossa liberdade de criação. Ela também tem um lado consciente, uma vez que nos permite diminuir os desperdícios de matérias-primas. É, definitivamente, uma evolução fundamental no processo criativo de um projeto.

Alta (12)
Banco da coleção Estrela, para A Lot Of

E4D: Que análise vocês fazem do atual cenário do design brasileiro?

H: O design brasileiro conseguiu descentralizar importantes polos de criação e produção, como São Paulo e Rio de Janeiro, e, hoje, nós conseguimos ver criações por todas as partes do Brasil, com inspirações locais. As empresas também estão incorporando designers e jovens talentos brasileiros. O Sebrae tem incentivado muitos projetos pelo país, valorizando, principalmente, nossas culturas e tradições.

E4D: Hoje os Irmãos Campana são os designers brasileiros mais famosos no mundo, vocês conquistaram tudo que queriam?

H: Ainda não. Os desafios, hoje, são outros, como o de repassar os nossos conhecimentos para comunidades mais desprivilegiadas do nosso país, por meio, por exemplo, de workshops.

2014 Cabana bedding collection (navy blue version) - Courtesy of Trousseu and Estudio Campana Photography by Fernando Laszlo (3)
Jogo de cama by Campana para Trousseau

E4D: No que vocês estão trabalhando neste momento?

F: Neste semestre, lançamos a coleção Barroca em parceria com a Melissa, aqui no Brasil e em Londres.

H: Nós estamos desenvolvendo um projeto de um hotel no Rio de Janeiro e, também, algumas peças do salão de Nova York, no estande da galeria Friedman Benda. Além disso, estamos pesquisando técnicas e materiais em diversas comunidades do Brasil, principalmente no Nordeste do país, para criar novas coleções.

E4D: Em algum momento vocês pensaram em desistir de tudo?

coleção cangaço, 2015
Coleção Cangaço, 2015

H: Sim, pensamos em desistir no início da carreira, quando tudo ainda não estava muito concreto.

Quem quiser conhecer mais do trabalho da dupla e mergulhar no universo do design brasileiro, até 5 de novembro de 2015, o Museu Belas Artes de São Paulo (MUBA) recebe a exposição AlumiAR, que marca a comemoração dos 90 anos da Belas Artes. A mostra traz peças diversas produzidas pelos Irmãos Campana.


TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER