Casa sustentável na Austrália projetada por Zen Architects - EYE4DESIGN Casa sustentável na Austrália projetada por Zen Architects - EYE4DESIGN
06-11-2017

Casa sustentável na Austrália projetada por Zen Architects

A integração de ambientes externos e internos nessa residência que dá o tom de como o projeto foi desenvolvido. Tanto as integrações dentro da casa, como a dos ambientes internos e externos. Os arquitetos da Zen Architects, quando receberam a missão de projetar essa casa em Melbourne, na Austrália, logo pensaram em como conectar a paisagem com os ambientes internos, seguindo um design mais sustentável, como era o desejo dos proprietários da residência.

Com um “quê” inovador, a casa possui um pátio onde atrai as atenções da residências. As janelas todas foram voltadas para esse pátio, fazendo com que nos dias mais agradáveis, esse espaço se transforma-se um dos protagonistas da casa. Vemos que aqui, os arquitetos logo usaram bastante o paisagismo aqui, para que a sustentabilidade tenha bastante influência na forma como o projeto foi concebido. Falando em paisagismo, um jardim suspenso sobre o telhado e na altura da copa das árvores faz com que essa casa torna-se quase um oásis no meio de um centro urbano.

Ao entrar nos ambientes internos, reparamos que o acumulo de janelas fazem com que esse quê sustentável seja incorporado, afinal quanto mais luz natural, menos energia elétrica é gasta, pelo menos nos períodos diurnos. E o paisagismo também surge por aqui, com muitos vasos de plantas distribuídos em praticamente todos os ambientes internos.  Os espaços localizados no andar superior acabaram ganhando uma vista agradável para a região em volta da casa, algo que a janela não desempenha apenas a função de gerar luz natural aos espaços internos.

Voltando aos ambientes do andar inferior, os arquitetos logo tiveram a ideia de unir o pátio externo com a cozinha, afinal nos dias de calor abundante, essa comunicação será utilizada de forma orgânica pelos proprietários da residência. E você? O que achou dessa residência sustentável? Incrível como os arquitetos conseguiram inovar, não? Continue ligado no E4D, por aqui a arquitetura e o design sempre estão a serviço do seu estilo de vida!


TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER