Bate papo com o Designer Estêvão Toledo - EYE4DESIGN Bate papo com o Designer Estêvão Toledo - EYE4DESIGN
22-09-2015

Bate papo com o Designer Estêvão Toledo

Estevao Toledo 950

 

Estevão Toledo, 38, descobriu a profissão dos sonhos ainda criança, aos 10 anos, diferente das crianças de sua idade, ele não queria ser médico, policial nem mesmo bombeiro, ele descobriu que tinha talento mesmo para designer, ao fazer a mesa de almoço de sua casa – até hoje a peça está na casa de seus pais. Após se formar em Desenho Industrial, abriu sua própria marcenaria em um galpão de sua família, no Brás. É de lá que até hoje ele tira suas ideias das pranchetas e as tornam realidade.

Estevão bateu um papo bem bacana com o E4D, e falou sobre suas inspirações e aspirações pessoais, que você pode conferir em seguida.

1062240_10201446637157678_158209390_n

 

1 – Um designer que te serve como inspiração em seus projetos?

Tenho dois designer que admiro muito, o primeiro é Carlos Motta, talvez ele seja uns dos grandes responsável pelo meu amor ao design, a madeira e a marcenaria, seu jeito e lifestyle me fizeram entender que: saborear, “designear” e viver a vida, são oriundos de um mesmo conceito. Outro nome que tenho enorme apresso é o de Achille Castiglione, ao qual acabei conhecendo pessoalmente em uma de suas visitas ao Brasil, ainda estudante, tive uma conversa com ele, e entendi que o Designer não envelhece, é uma profissão instigante não independente de sua idade, ele já com seus 80 anos refletia o espirito de um garoto enfeitiçado pelo que ainda poderia produzir na área, inesquecível e arrebatadoramente apaixonante.

2 – Uma arquitetura que admira?

O Sesc Pompeia, desenhado por Lina Bo Bardi, São Paulo tinha um ar bastante industrial e ela soube deixar gravado na nova arquitetura que deu ao prédio e suas funções.

3 – Onde está o paraíso para você?

O paraíso está…
…no começo da Av. Paulista, onde mora meu grande amigo Fernas.
…quando tiro os sapatos.
…no abraço de um amigo.
…quando fecho os olhos e viajo longe.

4 – Qual é a trilha sonora da sua vida?

A música De Amor e Paz, escrita por Adauto Santos E Luiz Carlos Paraná e cantada por Mart’nália. Basicamente a letra fala que, quem busca seu amor recebe em trocar perder sua paz, mas ainda assim vale a pena.

5 – Um restaurante ou uma comida da qual você não abre mão?

A comida e o restaurante é difícil responder, afinal gosto de muitos. Mas na hora da mesa o que não abro mão mesmo são das boas companhias.

6 – Um artista inspirador?

Tenho admiração por muitos artistas, porém Aleijadinho me deixa bastante chocado pela resiliência, capacidade de produção e qualidade do trabalho.

7 – Qual é a moda que você segue?

Não sigo moda, e acho bem difícil que algum designer siga, geralmente combino tudo ao meu jeito. Mas gosto de uma mistura Folkie, Rock, Hippie, jeans. Acho que estou aí neste meio.

8 – Um filme marcante?

Um só é meio difícil por isso vou listar três:
Cine Paradiso – adoro o espirito do Totó.
Forest Gump – com seu jeito despretensioso e a fantástica trama da história real com a fictícia e a trilha Sonora.
Carteiro e o Poeta – a capacidade que a arte tem de unir opostos.

9 – Sobre fé?

É por ela que tenho força de levantar todos os dias, é o que me dá a certeza de que valerá a pena o dia que se levanta, que coisas novas virão, que a criatividade surgirá, que os obstáculos serão vencidos. Pequena palavra, grande seu significado.

10 – Uma boa comida, uma boa viagem ou um bom livro?

Todos os três. Podem ser ao mesmo tempo, separados ou em qualquer ordem!!!

Estevão Toledo.1 950

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER