Arquitetura é a estrela de clássicos da telona - EYE4DESIGN Arquitetura é a estrela de clássicos da telona - EYE4DESIGN
09-11-2012

Arquitetura é a estrela de clássicos da telona

Clique e descubra dez filmes que relacionam a arquitetura diretamente com a proposta do filme, ou simplesmente serve de ambientações incríveis que roubam a cena em alguns momentos. Uma lista diversificada e imperdível de produções, para aproveitar o começo da semana.

Assista os trailers pelos links nos títulos.

1. Mon Oncle, 1958

Dirigido pelo cineasta Frances Jacques Tati, o filme mostra com humor as diferenças entre duas famílias vizinhas e seus contrastes sociais, e é uma sátira à modernização, celebrando coisas simples que ainda podem existir nas cidades.

2. Laranja Mecânica, 1971

Alex é o líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram. Cai nas mãos da polícia e recebe a opção de participar em um programa para reduzir o seu tempo na cadeia. Se torna cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano com cenários modernistas inesquecíveis de pano de fundo. Dirigido por Stanley Kubrick.

3. A Casa de Vidro, 2001

Após a súbita morte de seus pais, os irmãos Ruby e Rhett são enviados para morar com novos pais adotivos em uma mansão de vidro em Malibu. Mas, com o passar dos dias, Ruby passa a desconfiar já planejavam adotá-los antes de seus pais morrerem, de olho na fortuna que ela e o irmão possuem em ações.

4. Medianeras, 2011

O filme mostra a realidade urbana e arquitetônica de Buenos Aires e como ela afeta a vida das pessoas. Martin está em depressão e pouco sai de casa, fica o tempo todo conectado na internet. Através de chats que conhece Mariana, e iniciam um relacionamento virtual sem saber que moram na mesma quadra.

5. Blade Runner, 1982

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve os replicantes, robôs mais fortes e ágeis que o ser humano, que se  equiparam em inteligência. Eles provocam um motiom e passam a ser considerados ilegais. Policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm função de matá-los. O filme aborda o futuro das cidades e como a tecnologia se mistura com a arquitetura e ao urbanismo, mecanizando a vida do ser humano.

6. Vale das bonecas, 1967

Drama americano baseado no best-seller homônimo de Jacqueline Susann. Nele, três jovens mulheres aspirando à uma carreira bem sucedida encontram-se em Nova York e começam uma amizade intensa, compartilhando dificuldades e conquistas.

7. Reflexos da Inocência, 2008

Filme britânico estrelado por Daniel Craig, que vive um astro de cinema em crise. Ao receber a notícia da morte de seu melhor amigo de infância, ele volta a um passado esquecido e que lhe incomoda. Será necessário enfrentar uma realidade que o colocará frente a frente o passado.

8. L.A. Confidential, 1997

No início dos anos 50 em Los Angeles, três detetives que usam métodos distintos de trabalho defrontam-se com teoria de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, estando ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.

9. Sleeper, 1973

Estrelado e dirigido por Woody Allen, essa comédia conta a história de um saxofonista que foi congelado em 1973 é trazido 200 anos depois por um grupo contrário ao poder vigente que tenta derrubar o governo opressor. Porém, o que ele quer é conhecer o novo mundo ao seu redor.

10. Iron Man, 2008

Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário e um brilhante inventor. Ao ser sequestrado por terroristas, ele constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então, passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.


TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER