Arquiteto venezuelano abre seu mundo - EYE4DESIGN Arquiteto venezuelano abre seu mundo - EYE4DESIGN
06-01-2012

Arquiteto venezuelano abre seu mundo

Com as próprias mãos construímos o melhor dos mundos: tornar nossos sonhos realidade, fruto do suor e da força de vontade. É com esse lema em punho que o venezuelano Pedro Useche, arquiteto radicado no Brasil há quase 30 anos, vislumbra o posto de um dos mais conceituados designers do país. Premiado em diversas categorias do segmento, além de integrar importantes mostras de design mundo afora, Useche detém o mítico savoir-faire que faz brotar as mais impressionantes peças de mobiliário – de encher os olhos (e a casa) – fruto de desenhos feito a mão: anotações e croquis, a fórmula de sucesso que catapultou nosso talent no mercado nacional.

E4D visitou com exclusividade o atelier onde Useche desenvolve pesquisas de materiais, texturas e formas, seu aconchegante centro do mundo. Veja aqui as mais icônicas peças que ele já produziu, seguindo de alguns lançamentos ainda por vir, quentinhas do forno, que ele exibe com orgulho e circunstância.

Entre os prêmios que recebeu, destacam-se a menção honrosa do Museu da Casa Brasileira, em 1990, com a cadeira Mulher, e em 1996, com a cadeira Grillo. Além do prêmio Joaquim Tenreiro, com o revisteiro Eixo 7, em 1998. Useche também foi agraciado com o prêmio Brasil Faz Design, na categoria manejo sustentável, com a cadeira 20R, em 2000, além do prêmio nacional Abimóvel, em 2001, com o banquinho 3L. Em 2004, prêmio Eco Design, encabeçado por princípios ecológicos, com a poltrona Flexus.

Participou da Mostra Brasil Faz Design, em Milão, em cinco edições. Ministrou curso de Pós-Graduação em arquitetura no Senac, e foi selecionado para participar da 6ª Bienal de Arquitetura em São Paulo, em 2005. E em 2006/2007 lecionou o curso Master de Design de Produto Mobiliário, na Escola Pan-Americana de Arte e Design.

O tempo não para no universo paralelo de Useche.


TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER