Antiga escola vira conjunto residencial na Bélgica - EYE4DESIGN Antiga escola vira conjunto residencial na Bélgica - EYE4DESIGN
23-07-2015

Antiga escola vira conjunto residencial na Bélgica

arquitetura, decoracao, designLocalizado a oeste do centro da cidade de Izegem, cerca de 100 km de Bruxelas, Bélgica, o Heilig Hartschool é um edifício construído em diversas fases entre 1913 e 1937.

O prédio abrigou por cerca de 70 anos uma escola , que foi desativada em 2007. Com isso, uma empresa local de habitação social observou uma maneira de aproveitar a edificação e transformar em unidades de aluguel com preços populares.

2

Duas alas principais da escola e a portaria foram restauradas e reutilizadas para acomodar 17 apartamentos de um quarto pelas mãos do arquiteto Lieven Dejaeghere. A consideração principal do profissional era manter a aparência original do prédio, logo, seu ponto de partida foi transformar cada antiga sala de aula numa habitação. Para isso, foram utilizadas divisórias de vidros para separar os espaços do interior da casa – sala de estar, jantar, cozinha e quarto. Os vidros se estendem do chão ao teto e incorporam portas que ligam as diferentes ambientações.

A superfície do material transparente garante que a abundância de luz natural marque presença em todos os espaços, enquanto que os painéis texturados proporcionam privacidade quando necessário.

projetobelga1

Já na área externa, um espaço comum foi criado nas áreas cercadas pelas propriedades: um campo pavimentado para recordar o antigo playground da escola, enquanto o resto lugar foi transformado em um parque verde incorporando árvores e um pequeno lago. Uma lição de arquitetura e preservação do patrimônio histórico local.

projeto

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER