A arte que habito - EYE4DESIGN A arte que habito - EYE4DESIGN
31-07-2015

A arte que habito

Comunidade de Palmitas - Imagem de divulgação Germen Crew
Comunidade de Palmitas – Imagem de divulgação Germen Crew

O Germen Crew é um grupo mexicano formado por artistas de rua, que levam sua arte para diversas cidades do país. O coletivo já é bastante conhecido, seus trabalhos são encontrados em grandes painéis urbanos espalhados por todo o México.

Recentemente o grupo surpreendeu ao fazer um projeto incrível em uma comunidade carente da cidade de Pachucas, localizada na região central do México. O bairro de Palmitas era bastante conhecido no país, era citado frequentemente nas páginas policiais dos jornais. Com um índice de violência elevado em com moradores que não se relacionavam, a vila foi escolhida para ser o pano de fundo de mais uma criação inusitada do Germen Crew.

Comunidade de Palmitas - Imagem de divulgação Germen Crew
Comunidade de Palmitas – Imagem de divulgação Germen Crew

Uma parceria entre governo e o grupo de artistas deu início ao projeto de um enorme mural urbano que se debruçaria por toda Palmitas, que ocupa uma área de 20 mil metros quadrados. Os organizadores da ação fizeram um convite para que os moradores os ajudassem no projeto. O resultado foi surpreendente, os membros da comunidade se engajaram naquilo que para eles era um acontecimento. As relações interpessoais foram afloradas, amizades surgiram e pouco a pouco uma grande obra de arte ganhava vida das mãos de um povo esquecido.

Primeiramente as 210 casas (aproximadamente) foram pintadas de branco, assim como as escadarias e vielas do local, para fazer base para a vivacidade das cores que transbordariam de suas paredes. E após esse processo um festival de tonalidades foi invadindo cada cantinho da comunidade e dando uma vida a qual aquele lugar jamais tinha visto. O resultado fantástico você confere nas fotos e no vídeo ao final da matéria.

Comunidade de Palmitas - Imagem de divulgação Germen Crew
Comunidade de Palmitas – Imagem de divulgação Germen Crew

Vale lembrar que após esse trabalho, pesquisas da policia local apontaram que o índice de violência nos arredores da comunidade de Palmitas despencou. Provando que a arte é sim uma potente ferramenta para mudar a realidade de um povo.


TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER