32a edição da Bienal de São Paulo - EYE4DESIGN 32a edição da Bienal de São Paulo - EYE4DESIGN
07-09-2016

32a edição da Bienal de São Paulo

32-bienal-ibirapuera

A 32a edição da Bienal de São Paulo começa hoje e vai ficar em cartaz até dia 11 de dezembro. Comemorando mais de trinta edições, esse ano a Bienal tem como tema: “Incerteza Viva”, e teve curadoria de Jochen Volz, Gabi Ngcobo, Julia Rebouças, Laris Bang Larsen e Sofia Olascoaga. O tema, como já bem o título refere-se a um momento em que o mundo vive, um mundo cheio de conflitos, e todas obras de artes vão mostrar esse conflito de uma forma ou de outra.

ebony-g-patterson-1200x801

Ao todo são expostas cerca de 340 obras de 81 artistas que buscam refletir sobre as possibilidades oferecidas pela arte contemporânea para abrir essas incertezas e conflitos que esse mundo inconstante oferece. Para os curadores, esse ano a Bienal tem um papel muito importante, um papel de aumentar a diversidade, a liberdade, e ao mesmo tempo exercer o pensamento critico em quem for ver as obras expostas.

performance-arthur-scovino

Mas se caso pensa que esse ano a Bienal está organizada em capítulos, ou com alguma cronologia, essa edição foi construída como se fosse um jardim, no qual os temas e ideias acabam se entrelaçando livremente. As obras acabam se integrando, elas se comunicam entre si, elas se dialogam, mesmo sendo tão diferentes, mas acabam tendo esse conflito como ponto comum entre elas.

performance-mauricio-inaes

Não tem como descrever cada obra ou cada coletivo presente nessa edição da Bienal, até por que estragaria a graça de quem for a exposição. Mas o que pode-se adiantar, que as obras de artes estão incríveis, e caso tiver por São Paulo, separe um tempinho em sua agenda nos próximos três meses. Como sempre a Bienal está no pavilhão Ciccilio Matarazzo, que fica dentro do Parque do Ibirapuera, a entrada é gratuita.

Por: Diogo Salvador

TOPO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER